quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Agricultor comete suicidio no sitio poção Arapiraca

Fonte: Everton Luis

Na manhã desta quarta-feira (27/02) o agricultor  Josival de Lima Santos, (conhecido Dede),42 anos, residente no Sítio Poção, zona rural de Arapiraca, cometeu suicídio por enforcamento utilizando uma corda, a qual, amarrou-a ao pescoço e a uma árvore conhecida popularmente como mangueira.
Familiares não souberam informar se ele havia cometido o suicídio durante a madrugada, ou se pela manhã. Josival tem 12 irmãos, não tinha nenhum vício, acordava sempre cedo para ir trabalhar na roça.
O Pai dele (Josival), conhecido por Sr. Pedro Soares e outros familiares informaram a nossa equipe de reportagem do portal96.com que a vítima era um homem tranquilo, porém estava enfrentando um quadro depressivo, o que pode ter sido culminante para a prática do suicídio.
Familiares descartam a possibilidade de crime de homicídio, já que a vítima não tinha inimigos. O motivo do suicídio ainda é um mistério para os familiares e amigos. O IC (Instituto de Criminalística) de Alagoas,  foi acionado para os devidos procedimentos. E o corpo trasladado ao IML de Arapiraca  para a necropsia e posterior sepultamento.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Defensoria Pública emite nota explicando reunião sobre concurso de Girau

por Divulgação
Igor Castro
Defensoria Pública emite nota explicando reunião sobre concurso de Girau A Defensoria Pública de Alagoas, através da Coordenadoria Metropolitana do Agreste, vem a este órgão de imprensa esclarecer o que segue no tocante a notícia divulgada na data de hoje quanto a sua atuação em relação ao último concurso público realizado pela Prefeitura de Girau do Ponciano.
Inicialmente é necessário esclarecer que a representação da Defensoria Pública na referida Comarca é realizada pelo Defensor Público Luiz Otavio Carneiro de Carvalho Lima. Definitivamente, a pessoa do Sr. Ivens Queiroz não integra os quadros da Defensoria Pública.
Ademais, é de se esclarecer que a Defensoria Pública de Alagoas, através da atuação do Defensor Público Luiz Otávio, está sensível em relação a situação dos candidatos aprovados no referido concurso público e vem atuando, ao lado destes, na busca por uma solução junto ao Poder Público Municipal com o fim que se que proceda as nomeações.
Merece destaque informar que foi a Defensoria Pública de Alagoas, através da atuação do citado Defensor Público, quem convocou o Município de Girau do Ponciano para reunião no Fórum local na data de ontem para este prestasse prestar informações acerca do andamento do concurso publico, tendo o servidor público Ivens Queiroz comparecido a mesma na condição de Procurador Municipal para prestar os esclarecimentos em nome da Prefeitura local.
Por fim, a Defensoria Pública de Alagoas esclarece inexistir audiência pública agendada para o próximo dia 05.03; sendo certo que tal data corresponde ao prazo acordado entre a Defensoria Pública e a Prefeitura de Girau do Ponciano para que esta última preste as informações que lhe foram requeridas.
André Chalub Lima
Defensor Público
Coordenador Metropolitano do Agreste

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Transportadores escolares querem voltar ao trabalho em Girau do Ponciano

por Assessoria/Minuto Arapiraca
Transportadores escolares querem voltar ao trabalho em Girau do Ponciano Cerca de 80 transportadores escolares de Girau do Ponciano, no Agreste de Alagoas, estiveram no Fórum da cidade, na manhã desta terça-feira (26), com a finalidade de discutir com o promotor público Saulo Ventura o retorno dos trabalhadores às atividades de transporte de estudantes do município, das quais estão afastados desde dezembro de 2012.
Os trabalhadores foram afastados do trabalho devido à mudança de gestão na prefeitura local. Eles faziam o transporte de estudantes da Zona Rural do município nos três turnos e não tiveram os respectivos contratos de prestações de serviços renovados pela prefeitura.
O município possui, hoje, sete ônibus para transporte de estudantes. “No entanto, a demanda para o transporte de estudantes é de 90 veículos”, afirmou o presidente da Cooperativa de Transporte de Girau do Ponciano (CTGP), Rosivaldo dos Santos, durante a reunião com o promotor.
As aulas nas escolas da rede municipal de Girau do Ponciano, segundo o representante da CTGP, iniciarão no próximo dia quatro de março. “Nós estamos sem trabalhar e ainda não sabemos o que vai acontecer com os nossos trabalhadores”, frisou Rosivaldo.
O promotor Saulo Ventura, após ouvir as reivindicações dos trabalhadores, se comprometeu em conversar com representantes da educação local, com a finalidade de saber como se dará o processo de contratação dos ônibus necessários para atender a demanda da cidade. “Na próxima terça-feira nós iremos nos encontrar também com o procurador geral do município e teremos alguma posição sobre o assunto”, falou.
 A ideia dos trabalhadores é de que o município contrate a cooperativa, já que a quantidade de cooperados atende à demanda. “Caso se resolva pela não contratação direta, que se faça uma licitação e o problema seja resolvido para ambas as partes, estudantes e trabalhadores”, disse.
APOIO
A Cooperativa de Transporte Intermunicipal de Passageiros de Alagoas (Coopervan) e a Organização das Cooperativas do Brasil Seccional Alagoas (OCB-AL) estão apoiando e acompanhando a ação dos transportadores escolares de Girau do Ponciano.
O presidente da Coopervan, Marcondes Prudente, afirmou que a iniciativa é louvável e está respaldada pela lei brasileira. “Estamos ao lado dos cooperados de Girau do Ponciano e temos a certeza de que a prefeitura atenderá as reivindicações dos trabalhadores cooperados”, concluiu.

  • Mais fotos

Moradores de Girau do Ponciano farão protesto defronte ao Fórum

por Divulgação
Samira Vieira / Internet
Moradores de Girau do Ponciano farão protesto defronte ao Fórum Insatisfeitos com a demora do parecer da Justiça acerca da legalidade do concurso público realizado no final do ano passado, pela Prefeitura de Girau do Ponciano, moradores pretendem acampar defronte do prédio do Fórum da cidade.
A manifestação está prevista para ocorrer na manhã desta terça-feira (26). Alguns concurseiros disseram que foram prejudicados com o preenchimento das vagas por pessoas suspeitas de ligação com ex-gestores do município.
No início deste ano, ao tomar posse no cargo, o prefeito Fabinho Aurélio (PSD), entrou com ação pedindo a anulação do concurso que aprovou 397 pessoas.
Como medida administrativa, o atual prefeito realizou uma recadastramento com todos os servidores. Dos mais de 1.200 funcionários públicos, apenas mil compareceram para atualizar os dados.
www.minutoarapiraca.com.br

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Agricultor é morto a tiros na zona rural de Girau do Ponciano


Carro usado no crime foi visto em Arapiraca

7segundos
Divulgação
Da Redação

Um agricultor foi morto a tiros no final da manhã desta segunda-feira (25), no Sítio São Cristóvão, situado no município de Girau do Ponciano, no Agreste de Alagoas. João Barbosa da Silva, mais conhecido como “João Nezinho”, de 53 anos, foi assassinado por homens que estavam em um veículo Strada, de cor prata, que não teve a placa anotada.

De acordo com a Polícia Civil, os bandidos efetuaram os primeiros disparos, saíram do local do crime, e após alguns minutos, retornaram e atiraram outras vezes no corpo da vítima. Os policiais ainda não sabem informar a motivação do crime.

O carro utilizado na ação foi visto, no período da tarde, no bairro Olho D'água dos Cazuzinhas, em Arapiraca. Testemunhas acionaram a polícia, mas até o momento o carro não foi localizado.

Homicídio em Girau do Ponciano 

   Portal96fm - EvertonLuiz
Hoje segunda-feira dia, 25, dia da Feira Livre da cidade de Girau do Ponciano, em Alagoas,  um homicídio foi registrado por volta das 7h30, na Al -115. A vítima foi o  trabalhador João Barbosa da Silva, conhecido João Nezinho,52 anos, residente no Sitio São Cristovão (conhecido Sítio Cipó) A vítima  estava conduzindo uma moto CG, cor azul , na garupa um saco de farinha, já que ele levava para feira.
  Populares nos informaram que dois elementos em um carro emparelhou com o mesmo e efetuaram vários disparos de arma de fogo.A guarnição da Policia Militar de Girau do Ponciano foi acionada para os devidos procedimentos. Por ser um dia muito movimentado, pessoas de outras localidades ao passar no local do crime ficaram assustadas com a cena, não se sabe o motivo da execução. Os indivíduos foragiram tomando destino ignorado.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Supostos passageiros roubam carro de taxista em Lagoa da Canoa


 Sob a mira de uma arma dupla mandou motorista sair do carro e correr 

7segundos
Por Redação

Um taxista teve seu carro roubado durante a manhã deste sábado (23), por dois supos-tos passageiros. O caso aconteceu por volta das 11h:30, quando José Genilson dos San-tos, 44 anos, pegou dois passageiros em Arapiraca para levá-los até a cidade de Lagoa da Canoa.

Segundo o que o taxista relatou aos policiais do Grupamento Militar da cidade, ao che-gar a um povoado identificado por Lagoa Do Mato II, os autores pediram para entrar em uma estrada de barro, onde um deles sacou uma arma e mandou o taxista para o carro, logo em seguida eles mandaram o motorista sair do veículo correndo, caso contrario eles atirariam no mesmo.

Os autores do roubo tomaram destino ignorado levando o Um Fiat Palio de cor prata, placa: NLX 1174, mais dois celulares e dinheiro da vítima. A guarnição fez várias rondas, porém sem êxito. O taxista foi levado a Central de Polícia de Arapiraca para registrar o caso.

Por causa de R$ 15, moradora de Campo Grande tem corpo retalhado com gilete por vizinha

Uma dona de casa teve as costas, os ombros e o rosto retalhados por uma vizinha com uma lâmina de barbear, em Inhoaíba, Campo Grande, na zona oeste do Rio de Janeiro. Segundo a vítima, ela foi agredida após ser acusada de roubar R$ 15. A mãe dela passou mal ao ver o estado em que a filha ficou e acabou morrendo. No mesmo dia, a agressora teria encontrado o dinheiro.
Ana Carla Oliveira dos Santos levou 60 pontos pelo corpo e ficou com cicatrizes grandes na pele. Ela também teve parte do cabelo arrancado. A dona de casa contou que passou a tarde bebendo com um grupo de vizinhas, quando uma delas a acusou de ter roubado R$15.
Para evitar confusão, Ana Carla disse que não havia roubado o dinheiro e foi para casa. Depois que foi embora,a agressora junto com a mãe invadiu sua casa com uma gilete na mão, afirmando que ela teria roubado os R$ 15. Ana Carla diz que não teve nem tempo de reação e acabou sendo gravemente ferida.
— Quando estava deitada, as duas invadiram a minha casa e me agrediram. A mãe dela me segurou e ela usou a gilete para me cortar.
No caminho para o hospital, outra surpresa: a mãe da vítima começou a passar mal e não resistiu, sofrendo um ataque cardíaco fulminante.
A mulher que agrediu Ana Carla teria encontrado o dinheiro supostamente roubado no mesmo dia. O episódio  aconteceu no sábado (16) e chocou os moradores do local. Ana Carla conta que elas teriam se mudado na mesma noite da agressão.
A vítima prestou queixa na Delegacia de Campo Grande (35ªDP)  e disse que pretende impetrar uma ação judicial exigindo indenização por danos morais e materiais.

Domingo Triste: Arapiraca perde o palhaço Teco Teco

por Adalberto Custódio
Adalberto Custódio
Domingo Triste: Arapiraca perde o palhaço Teco Teco  A alegria das crianças arapiraquenses não será a mesma a partir de hoje. Morreu na manhã deste domingo (24) Josivaldo Gomes, o popular palhaço Teco Teco que, lutava contra uma infecção intestinal desde o último dia 15, quando foi internado as pressas no Hospital Regional sentindo fortes dores abdominais.
Nos últimos dias, o estado do animador infantil se agravou e ele teve que ser transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, onde passou a respirar com a ajuda de aparelhos.
Um amigo do palhaço, que preferiu não se identificar, disse à nossa equipe de reportagem que Teco Teco comentou que teria começado a se sentir mal após comer sardinhas enlatadas durante o almoço. Ainda segundo familiares, Josivaldo era uma pessoa relativamente saudável e não tinha doenças crônicas.
Teco Teco tinha 50 anos, era casado e deixou uma filha: Maria Antônia, de apenas 6 anos de idade. Além de suas apresentações, o palhaço realizava trabalhos voluntários em hospitais, onde, em companhia de outros personagens, comandava a equipe do Doutor Alegria, arrancando sorrisos de crianças internadas em estado grave.
O horário e local de sepultamento do palhaço Teco Teco ainda não foram informados pela família.
  • Mais fotos

Dupla é presa após atirar em criança que jogava bola no Parque Ceci Cunha

por Redação c/ 3º BPM
Dupla é presa após atirar em criança que jogava bola no Parque Ceci Cunha No final da tarde deste sábado (23), policiais do 3°BPM lotados no GPM de Feira Grande prenderam dois acusados de efetuar disparos de arma de fogo contra um menor de 12 anos que estava jogando bola em uma quadra poliesportiva localizada no Parque Ceci Cunha, em Arapiraca.
Uma viatura da PM, que estava se deslocando em direção a cidade de Feira Grande, passou próximo ao local no momento da ação criminosa e conseguiu visualizar os suspeitos correndo. Houve uma perseguição e a dupla foi interceptada na Rua Lúcio Roberto, próximo ao escritório do Jarbas Lúcio Propaganda.
Os acusados foram identificados como José Adilson da Silva, vulgo “Leo”, de 21 anos, e Jeferson Gouveia da Silva, vulgo “Nego”, de 18 anos. Ambos residentes no bairro Brasília. Com eles a PM encontrou dois revólveres calibre .38, uma munição intacta e quatro deflagradas.
No momento da abordagem, um dos acusados jogou a arma no telhado de uma residência, na tentativa de se livrar do flagrante. O outro indivíduo continuou com a arma em punho, mas, ao receber voz de prisão, não esboçou reação.
Durante toda a ação policial, nenhum disparo de arma de fogo foi efetuado pelos militares, tendo em vista a grande quantidade de pessoas que se encontravam nas imediações do Parque Ceci Cunha.
Uma criança de 12 anos de idade, que estava jogando bola em uma quadra poliesportiva, foi atingida por um tiro de raspão, sendo atendida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e em seguida liberada.
Os acusados foram encaminhados a Central de Polícia Civil de Arapiraca, onde foi lavrado um auto de prisão em flagrante pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, disparo de arma de fogo e tentativa de homicídio.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Assassinado ladrão de moto e usuario de droga

Fonte: Everton Luis - 96fm

Na  manhã deste sábado, 23,  um homicídio foi registrado por volta das 8h30  na praça do bairro Cacimbas, em Arapiraca, Alexsandro da Silva( conhecido Leozinho ), 18 anos, residente Olho D'agua dos Cajuzinhas-Arapiraca.
O mesmo estava em frente ao Supermercado Unicompra e segundo informações foi abordado por um homem e uma mulher que efetuaram dois tiros na cabeça da vítima, em seguida a dupla foragiu do local sem deixar pistas.
A equipe do  SAMU , chegou a ser acionado, mas chegando ao local foi constatado o óbito da vítima.
Leozinho, era usuário de drogas, tinha passagem pela polícia e famoso por  envolvimentos em roubos de motos na região.
Nossa equipe de reportagem entrevistou o irmão da vitima, que nos falou que a família fez de tudo para tirar o irmão do mundo das drogas, chegando a  gastar R$10.000, mas nada adiantou,  roubava motos, carros, galinhas, bermudas, andava com pessoas de má índole e fazia serviços sujos . considerado um dos maiores ladrões de Arapiraca.
Os militares aguardam a chegada do Instituto de Criminalística (IC) e da Polícia Civil (PC) para poder remover o corpo até o IML da cidade.





sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Polícia divulga foto de menina de 15 anos que está desaparecida

A delegada Barbara Arraes, titular da delegacia especial dos crimes a criança e adolescente, divulgou na manhã desta sexta-feira (22), a foto de Jéssica Emilly da Silva, 15 anos.
Segundo a família, a menor está desaparecida desde a última quarta-feira (20). Jéssica Emily residia em Garça Torta, Maceió.
A delegada solicita que quem tiver informações, que possam ajudar a polícia, ligue para o disque denuncia: 181, o sigilo é garantido.

Menor que estava em moto que colidiu com ranger morre na UE

por Igor Castro - Editor
Menor que estava em moto que colidiu com ranger morre na UE O garoto B.S.S., de 14 anos, vítima do acidente envolvendo uma camionete ranger e uma motocicleta CG 150, que aconteceu na noite desta quinta, no Centro de Arapiraca, morreu na manhã de hoje na Unidade de Emergência.
O menor estava na moto em companhia de seu tio, Reginaldo Barros, de 37 anos. Eles colidiram na ranger, de cor cinza e placa MUU 4266, sendo que o motorista do carro foragiu do local sem socorrer os feridos.
O pai do menor e irmão de Reginaldo, o senhor Toinho, concedeu entrevista a rádio 96FM. “Lamentável o que aconteceu. Fico muito triste, meu irmão era um cara batalhador e todo mundo gostava dele; Meu filho era minha vida, querido demais. Não tenho muitas palavras, só Deus para dar conforto a nossa família”, disse.
O velório acontece na Osacre e o enterro está marcado para tarde deste sábado, 23.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

TJ determina pagamento de salário atrasado a Marcos Santos

Fonte: Assessoria - TJ

A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), à unanimidade de votos, determinou o imediato pagamento dos subsídios atrasados de Marcos Antônio dos Santos, ex-prefeito do município de Traipu. Ele havia sido afastado do cargo acusado de Improbidade Administrativa, mas sem suspensão de seus vencimentos.
O desembargador relator, Washington Luiz Damasceno Freitas, explicou, em seu voto, que a Lei de Improbidade Administrativa estabelece as sanções de natureza administrativa, civil e política, as quais deverão ser cominadas apenas quando houver sentença e que as medidas cautelares não possuem natureza de penalidade.
“Em momento algum houve ordem judicial para a suspensão dos subsídios do agravante, mas tão somente para seu afastamento do cargo de prefeito, o que, em consonância com a lei que trata da matéria, faz com que a suspensão da remuneração do recorrente seja medida ilegal”, esclareceu Washington Luiz Damasceno.
O relator do processo explicou também que o afastamento temporário não é uma sanção para o agente público, trata-se de mais uma medida cautelar prevista na Lei 8.429/92.
Por fim, Washington Luiz Damasceno destacou que o artigo 20 da Lei de Improbidade Administrativa afirma que a autoridade judicial ou administrativa competente poderá determinar o afastamento do agente público do exercício do cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração, quando a medida se faz necessária.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Não há previsão para convocação de aprovados no concurso de Girau do Ponciano

Certame não foi anulado, segundo procurador Ivens Alberto Queiroz

Da Redação

O concurso de Girau do Ponciano, realizado em novembro do ano passado, não foi cancelado. A informação é do procurador do município, Ivens Alberto de Queiroz, que ressaltou, ainda, que não previsão de quando os aprovados serão convocados. Ele destacou a instabilidade em relação ao certame, afirmando que as irregularidades ainda estão sendo avaliadas.

Queiroz afirmou que as ações impetradas por alguns candidatos não anulam o concurso. “Concluímos o recadastramento dos servidores do município, mas precisamos saber de fato qual a carência de cada setor. Precisamos saber quantos funcionários existem e qual a avaliar se tem como acomodar todos os aprovados”, acrescentou o procurador.

Em seguida, ele disse, também, que a situação não está resolvida, já que é preciso “verificar se é possível ou não aproveitar o concurso”. Ivens Alberto lembra que o certame está válido, mas ainda não sabe informar por quanto tempo porque muitos pontos, a exemplo da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) envolvendo o certame, ainda precisam ser esclarecidos.

De acordo com o procurador, a administração ainda está estudando a melhor maneira de solucionar a questão. Quanto às denúncias de alguns candidatos, ele afirmou que “situações administrativas não estão entrando na esfera de avaliação do município”.Ivens Alberto de Queiroz falou que levará todos os problemas que envolvem o concurso durante a sessão da câmara de vereadores, na próxima quinta-feira (21).

O concurso, que ofertou 337 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior, com salários que variam entre R$ 622 e R$ 5.500, foi realizado em 2012, porém, em dezembro, após o anúncio do resultado, vários candidatos entraram com ações pedindo a anulação do certame.

Em alguns casos, pessoas que realizaram a inscrição acusaram a Fundação Alagoana de Pesquisa, Educação e Cultura (Fapec) de irregularidades. Em uma rede social, candidatos compartilharam informações acerca das provas, dentre elas, afirmam não ter realizado as provas porque o nome não constava no banco de dados da empresa, outros dizem que fiscais instruíram que o gabarito fosse assinado no dia dos testes.
Fonte: 7 Segundos
http://www.7segundos.com.br/noticias/editoria/alagoas/nao-ha-previsao-para-convocacao-de-aprovados-no-concurso-de-girau-do-ponciano/20262

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Girau do Ponciano realiza o melhor carnaval do interior alagoano

O Carnaval 2013 em Girau do Ponciano entra para a história como o maior e melhor de todos os tempos, foram 4 dias de frevo e folia com desfile de blocos que tomaram às principais ruas da cidade, com destaque para o tradicional bloco Lenda Viva que este completou 9 anos de folia,  iniciando na sexta feira com o tradicional Lenda da Madrugada, abrindo o carnaval do município e na Praça de Eventos Vereador Eloi Cabral o frevo de rua foi animado banda de frevo municipal e bandas regionais e locais.
" Parabéns a todos os girauense, por fazer de Girau uma cidade festeira e da paz, meus agradecimentos também, a todos os blocos que desfilaram animando ainda mais a nossa cidade, se Deus nos permitir em 2014 será ainda melhor" - falou o Secretário de Cultura e Turismo, José Miguel (Militar).
 Secretário Militar e Paulinho da Julita
 Bloco da Vimare
 Bloco Azulão da Madrugada
 Bloco Estrela Dalva
 Bloco Lenda Viva
Na oportunidade o prefeito Fabinho Aurélio agradeceu a todos os blocos e foliões e em especial a padroeira Nossa Senhora da Conceição por conceder que a paz reinasse em todos os dias de festa, e, para concluir parabenizou o secretário Militar pelo brilhante trabalho.

Jairzinho alerta sobre falsa página que expõe seu perfil nas redes sociais

por Assessoria
Jairzinho alerta sobre falsa página que expõe seu perfil nas redes sociais O ex-prefeito de Lagoa da Canoa, Jairzinho Lira, alertou sobre a Fan Page que circula nas redes sociais, intitulada “Eu quero ver Jairzinho Lira deputado em 2014”. O perfil foi criado no Facebook e, segundo Jairzinho, não é de sua autoria.
“No Facebook tenho somente a minha página pessoal. Gostaria de informar aos internautas seguidores, que a tal página não é minha e, no caso de algum contato, não sou eu que estou do outro lado”, afirmou.
Jairzinho disse ainda que não acredita que a página tenha sido criada com o intuito de prejudicá-lo, mas, mesmo assim estará tomando as providências para tirá-la do ar. “Acredito que a página tenha sido criada por uma pessoa amiga, que gostaria de ajudar a divulgar o meu nome. Acontece que quando trata-se de Legislação Eleitoral todo o cuidado é pouco”, alertou o ex-prefeito.
Com relação a antecipação de seu nome como possível candidato a deputado estadual em 2014, Jairzinho preferiu cautela. “Durante oito anos fizemos o nosso trabalho à frente da Prefeitura de Lagoa da Canoa e isso me credenciou a apoiar as candidaturas de meu tio, Álvaro Melo, em Lagoa da Canoa, e de meu irmão, Veridiano Almir, em Feira Grande. Ainda faltam dois anos para as eleições e muita coisa poderá acontecer até lá”, finalizou Jairzinho.