quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ex-prefeito é indiciado por trabalho escravo

Cláudia Galvão
O ex-prefeito de São Miguel dos Campos, Nivaldo Jatobá, foi indiciado pela Polícia Federal em Alagoas pelos crimes de redução de pessoa à condição análoga de escravo (artigo 149 do Código Penal) e frustração de direitos trabalhistas (artigo 203 do Código Penal).
De acordo com a assessoria de comunicação da Superintendência de Polícia Federal em Alagoas, os crimes foram constatados na Fazenda Gunga, próximo à Praia do Gunga, na cidade de Roteiro, a 49 quilômetros de Maceió. A Praia do Gunga é um dos principais cartões-postais do litoral sul do Estado.
Ainda segundo a PF, cerca de 50 trabalhadores foram encontrados em situação análoga à escravidão na colheita do coco, durante Fiscalização do Ministério do Trabalho, em maio de 2011. O inquérito tem dois volumes, com cerca de 500 páginas. Foram ouvidos os auditores fiscais do Ministério do Trabalho, que confirmaram a situação.
Foram indiciados Nivaldo Jatobá, proprietário da fazenda, e o responsável pela colheita do coco, José Pedro Ferreira, indicado como aliciador dos trabalhadores.
O inquérito será encaminhado ao Ministério Público Federal para eventual apresentação da denúncia. A reportagem do Alagoas24Horas tenta contato com os representantes jurídicos de Nivaldo Jatobá, mas não obteve êxito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário